Pular para o conteúdo principal

Quinto dia do Oitavário da Penha é marcado pela romaria dos militares

Campinho do Convento durante o quinto dia do oitavário. (FOTO: Divulgação/Aves)
A imagem de Nossa Senhora da Penha foi levada em romaria pelos militares até o Campinho do Convento, em Vila Velha, no quinto dia do Oitavário, durante a tarde ensolarada desta quinta-feira (20). As sombrinhas que ontem coloriram o campinho protegendo os fiéis da chuva fina, hoje foram abertas para protegê-los do sol forte na tarde comandada pela área de Serra e Fundão. A Missa foi presidida pelo padre Jones Teixeira, da Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Jardim Limoeiro, em Serra.

A romaria dos militares, já tradicional na Festa da Penha, teve início no portão do Convento da Penha, na Prainha, e contou com participação de militares do Exército, da Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, além de policiais civis.

Oitavário
A homilia realizada pelo padre Fernando Souza da Paróquia São Francisco de Assis, em Laranjeiras, nos lembra que o texto do Evangelho Segundo Lucas de hoje, nos convida a proclamar a ressurreição de Jesus e também a promover em nós a ressurreição para a vida nova. “Vida plena no Ressuscitado, eis a vocação de todo batizado! Jesus aparece no meio dos apóstolos e diz:  A paz esteja convosco. O Cristo ressuscitado deseja a todos a paz que vem de Deus. É justamente essa paz que nós capixabas tanto necessitamos. Interceda por nós, oh Mãe da Penha”, pediu.

O padre seguiu afirmando que como cristãos precisamos ser os primeiros promotores da paz, pois a responsabilidade de promover a paz na sociedade é missão de cada batizado que se coloca como discípulo de Jesus. Também é direito de todo cristão, de todo cidadão cobrar das autoridades competentes a paz em nossa sociedade. Portanto, a paz é dever de todos.

O Padre Fernando lembrou que Jesus se entregou por nós. “Ele se entregou, se doou na cruz por todos nós a fim de que a salvação nos alcançasse. Louvado seja Deus pelo sim de Jesus. Louvado seja Deus também porque nos deu a missão de evangelizar. Que a Virgem da Penha, Senhora das Alegrias, ao apontar o caminho do seu filho nos ajude nessa caminhada para Deus”, concluiu. Ao final, convidou a todos para voltar os olhos para a imagem de Maria e pedir sua interseção em todos os momentos de nossas vidas.

Os militares capixabas tiveram seu momento de fé e devoção a Nossa Senhora da Penha na tarde desta quinta-feira (20). (FOTO: Divulgação/Aves)
A jovem Maria Eduarda Lima dos Santos subiu o Convento da Penha com um buquê de rosas brancas para oferecer à Nossa Senhora da Penha. Sua mãe, Maria Sales, que recorreu a Ela quando a menina teve um problema de saúde que a fez perder quase todo o cabelo. Nenhum médico conseguia descobrir o que estava causando o problema. “Pedi uma orientação a Ela e a resposta veio rápido. Dias depois um médico conhecido nosso fez o diagnóstico e receitou a medicação. O problema de saúde dela foi resolvido e hoje viemos agradecer a graça”, contou.

Programação de sexta-feira
Nesta sexta-feira (20), feriado de Tiradentes, a programação da Festa da Penha segue com o oitavário comando pela área Pastoral de Vitória, a partir de 14h30, no Campinho do Convento. Ainda a tarde, no Parque da Prainha, começam a se apresentar as atrações do Palco Cultural, com Vila Velha Força Break, às 15h30, banda Via Aérea, às 17h30, Sandrera, às 18h30, e Bloco Bleque, às 19h30. No Palco Principal, show com Macucos, uma das bandas capixabas mais conhecidas nacionalmente, a partir de 21h00.

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes