Pular para o conteúdo principal

Bibliotecas Nacionais de Brasil e Portugal lançam acervo online

Página inicial do site. (FOTO: Reprodução/Biblioteca Digital Luso-Brasileira)
Conhecer o acervo da Biblioteca Nacional de Portugal, incluindo originais da Torre do Tombo, que guarda arquivos históricos das navegações e da chegada dos portugueses ao Brasil, em Lisboa, já é possível sem precisar cruzar o Oceano Atlântico. Por meio de uma parceria com a Biblioteca Nacional, o acervo das duas instituições está sendo digitalizado e colocado à disposição do público na internet. São milhares de títulos dos dois países, incluindo jornais e revistas, que podem ser acessados a qualquer hora do dia, de qualquer lugar do mundo. A expectativa é atrair cerca de 100 mil acessos por mês.

O material está reunido no portal Biblioteca Digital Luso-Brasileira, disponível desde a última terça-feira (10), com mais de 2 milhões de documentos, sob domínio público, de várias épocas e gêneros. Entre eles, a primeira edição de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, de 1572, e a “Carta de Abertura dos Portos”, de 1808, assinada pelo príncipe regente, Dom João de Bragança, quatro dias após a chegada da família real à Salvador. O acervo da Biblioteca Luso-Brasileira conta também com obras de 30 instituições de Portugal e mais 20 do Brasil, incluindo o Real Gabinete de Leitura, fundado por imigrantes portugueses no Rio, em 1837. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Estadual.

Esta é a primeira vez que bibliotecas de países de língua portuguesa se juntam para disponibilizar seus acervos conjuntamente e buscam se igualar a outras iniciativas mundiais. Na Europa, a Biblioteca Digital Europeia – Europeana, tem o maior acervo digital do mundo, com mais de 53 milhões de títulos entre livros, desenhos, pinturas, mapas, vídeos e fotos. O próximo passo é integrar acervos de países de língua portuguesa de outros países e o primeiro deve ser Moçambique. “Eles já vieram aqui fazer um estágio e, provavelmente, serão os primeiros a se juntar nesta iniciativa”. A Biblioteca Digital Luso-Brasileira foi concebida em software livre.

Foto em Santa Leopoldina faz parte do acervo 'Colônias de imigrantes europeus', de Albert Richard Dietze e está disponível no site. (FOTO: Reprodução/Biblioteca Digital Luso-Brasileira)
Documentos do Espírito Santo
No acervo da Biblioteca Luso-Brasileira é possível encontrar documentos do Espírito Santo, como uma planta do Forte de São Francisco Xavier de Piratininga, que fica em Vila Velha, datado de 1801, e fotografias de colônias de imigrantes europeus, como em Santa Leopoldina e Domingos Martins, de autoria de Albert Richard Dietze, entre as décadas 1860 e 1880.

Fonte: Agência Brasil (EBC)

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes